DE VOLTA À FOTOGRAFIA! + Desabafo
Hello,
Então a noticia que tenho para partilhar é exatamente a do titulo, irei voltar com os trabalhos fotográficos!
Para quem não sabe, desde muito cedo que nutri uma paixão enorme por fotografia, com os meus 14 anos (salvo erro) , já dominava bem o photoshop e com os meus 16 comecei a fazer sessões a cobrar alguns "trocos", e há alguns anos atrás, cerca de 3, comecei a trabalhar mais "a serio" e a cobrar pelo meu trabalho aka as sessões. No entanto, nunca cobrei muito, o que ganhava muitas vezes nem dava para cobrir as despesas, no entanto amava fotografar por isso continuava! No ultimo ano, comecei a trabalhar em outra área (precisava de ganhar uns "trocos" a serio), arranjei um trabalho a tempo inteiro, e tornou-se um bocado difícil continuar a fazer trabalhos pois não tinha tempo... Ou pelo menos, era essa a minha "desculpa".
Costuma-se dizer:
"Não existe falta de tempo, existe falta de interesse. Porque quando a gente quer mesmo, a madrugada vira dia. Quarta-feira vira sábado e um momento vira oportunidade." --Pedro Bial
E é a verdade, a pesar de realmente ter começado a trabalhar a tempo inteiro e o tempo ter ficado 1000x mais escasso, devo admitir que perdi a vontade também... E é sobre isso que vou falar hoje, o porquê de ter deixado e o porquê de ter voltado...
Cada trabalho fotográfico que faço faz-me sentir fantástica, orgulhosa, uma artista, talentosa, faz com que me ame a mim própria, algo que deveríamos todos sentir... No entanto sempre sofri de muitos problemas de auto-estima e ansiedade e por isso não é assim que me sinto 99.9% do tempo.
Fazer coisas que exprimam a minha criatividade, que de alguma forma consigo meter o que tenho na cabeça cá fora e materializar as minhas ideias assossega-me a alma.
Em cada trabalho que faço, deito um pouco do mim, ou seja, eu sinto que estou a dar um pouco de mim às pessoas, e isso é ótimo... No entanto há pessoas que por vezes não entendem isso, não percebem o valor disso. E é normal, todos os fotógrafos e outros artistas queixam-se do mesmo, acontece que eu talvez tenha levado mais a peito do que deveria. Tentei ignorar por muito tempo mas acabou por tomar conta de mim!
Vou tentar explicar isto do melhor jeito possível, tentar não ser muito emocional sobre o assunto, mas a verdade é que tive de lidar com situações neste "trabalho" que simplesmente me magoavam muito, feriam-me interiormente, e sei que será muito difícil para algumas pessoas de entender mas irei esforçar-me para descrever. Aliás vou fazer um lista das 3 coisas que me desmotivaram e magoarão-me imenso.
- 1-Desvalorização
A cima de tudo, sentir que todo o trabalho, o carinho, o tempo, a dedicação que metia em cada um dos meus trabalhos era desvalorizado. Sentir que metia literalmente um pedaço de mim com tanto carinho nos trabalhos e depois ter de ouvir certos comentários e ter de ter certas conversas fazia-me sentir de rastos. Lembro-me de uma vez um miúdo enviar-me mensagem a dizer que queria fazer uma sessão comigo, ao que respondi-lhe com o tipo de sessão que tinha disponível e preços. O miúdo responde-me dizendo que não faz sentido eu levar dinheiro pelo meu trabalho, porque "estamos os dois a beneficiar da sessão"e até porque "se amas fotografia, deves fotografar de graça" dizia ele (é preciso perguntar ao meu dentista se também ama ser dentista, talvez comece a fazer consultas de graça, not). Dizia-me ele também que já tinha feito sessões fotográficas antes e nunca tinha pagado por isso, e foi essa a razão que me levou ao perfil dele, no que me deparei com uma enorme quantidade de fotos sem qualidade, e juro que nem estou a ser "perfeccionista", foi a realidade com a qual me deparei, diria até fotos de "telemóvel com pouca qualidade". E naquele momento tentei levar aquilo como uma "piada". Mas na realidade senti-me ofendida, magoada mesmo. Levei tão a peito. Ofendeu-me em vários sentidos, a conversa , a ignorância da parte dele por não saber o custos que dá ser "fotografo", magoou-me ele não perceber a razão de eu levar dinheiro, e as pessoas anteriores que o fotografaram não levarem (se é que realmente foi algum fotografo, porque como disse, pareciam fotos de telemóvel). Magoou-me que ele não tivesse visto a clara diferença ridiculamente grande de qualidade. E comecei a questionar-me, "talvez a diferença de qualidade não fosse assim tão grande... talvez o meu trabalho não seja bom o suficiente para que se note a diferença", fazia-me duvidar de mim e questionar-me o tempo todo, por mais ridícula que fosse a situação... Esta foi uma das muitas historias do mesmo género que me aconteciam e me magoavam tanto, e sei que não deveria levar tanto a peito... mas levei. O que me leva à segunda razão:
- 2- Despesas vs Vencimentos
Fotografia é uma arte com imensos gastos, temos de ter pelo menos o básico: uma câmera, lentes, baterias, cartões de memoria, entre outras coisas. E são tudo coisas muito caras, sei que muita gente tem uma facilidade enorme em ter tudo isso e até mais de mão beijada, maioritariamente através dos pais, mas eu não. Venho de uma família humilde, rica em amor, mas não tanto financeiramente, e meus pais não podiam "dar-me" esses materiais fotográficos indispensáveis, por isso tive sempre de trabalhar, poupar, esforçar-me para ter o que precisava para poder tornar o meu sonho realidade e ter o que precisava. Gastei mesmo muito dinheiro em material, e acreditem, continua sempre a aparecer novas despesas, pois o material desgasta-se muito rapidamente. Então cobrava pelas sessões, pouco, sinceramente, muito pouco. Por conselho de profissionais comecei a levantar um pouco os preços a ver se conseguia pelo menos ir pagando a despesa que fotografar me dava... Mas mesmo assim... Nunca era o suficiente. E havia sempre alguém que não concordava com os meus preços, apesar de todos os profissionais que conheço na área acharem que levava preços demasiado baixos, e que eu própria desvalorizava o meu trabalho ao fazer isso.
Mais uma vez vem a "desvalorização", desta vez não só do meu trabalho a nível fotográfico, mas também do trabalho que tive antes, da "struggle" que tive para ter o material que precisava.
- 3- Falta de coerência / escrúpulos.
É algo que me afecta muito também, talvez pela minha baixa auto-estima e problemas de ansiedade, mas afeta-me. Em qualquer trabalho que lidemos com outras pessoas, temos sempre as pessoas fantásticas, os bons clientes... e o lado negro: os maus clientes, pessoas sem palavra. Por exemplo lembro-me de uma situação em que fiz um trabalho e a senhora disse-me que pagava depois pois não tinha o dinheiro consigo, dei-lhe as fotos. E até hoje vi o dinheiro, já se passaram anos! No inicio pensei que talvez ela não tivesse gostado das fotos (como sempre meti a culpa em mim, duvidei de mim!) até reparar que ela tinha todas as fotos publicadas no seu perfil de facebook e instagram. Fotos de perfil, fotos de capa, nas quais em algumas descrições fazia questão de deixar claro que adorava a foto lol Magoou-me imenso, senti-me usada, enganada... Lembro-me de outras situações em que me pediram para fotografar, e já com a experiência anterior, digo que só entrego o trabalho mediante pagamento, o que aconteceu? A pessoa nunca mais apareceu para vir buscar o seu trabalho lol Já me aconteceu varias vezes... o que muitas vezes leva-me a crer que talvez a ideia de inicio já seria mesmo não pagar. Mais uma vez... Magoa-me.
Outra tipo de situação que me magoa imenso são os "amigos para as ocasiões". Regra geral, nunca levava, nem levo dinheiro a amigos chegados e familiares chegados, e a maioria das pessoas sabe isso, digo imensas vezes. Então acontecia-me imenso aquele ou aquela amiga/o que não fala comigo há anos, e de repente lembrava-se que eu existia e mandava aquela mensagem típica dentro das linhas "já não nos vemos a tanto tempo, bora sair pra tomar café.... e leva a maquina pois preciso de fotos novas para o meu perfil". Assim, algo super casual, eu felicíssima achando que a pessoa simplesmente tinha-se lembrado de mim, e quisesse por a conversa em dia, se calhar reatar ou começar uma nova amizade, e pauuuh! Aquela "facada"... Afinal só precisava de fotos novas para o perfil. Doí, literalmente. Eram vários "amigos" a fazer isso. E isto são apenas pequenos exemplos, não quis contar outros para não ser demasiado especifica.
Nunca perdi o amor por fotografia... perdi foi a vontade e a força de lidar com algumas situações. Simplesmente não tinha forças a nível emocional e não fazia ideia como fazê-lo, claro que haviam outros problemas pessoais a influenciar as minhas emoções também.
Isto tudo fez com que o "lado negro" começasse a tomar conta de mim, e a fazer o lado bom parecer "pequeno". Por isso, parei quase que por completo.
Mais recentemente, entrei para uns grupos de fotografia no facebook, e é ridículo o quanto ajudaram-me e inspiraram-me! Todos os dias via posts novos de milhares de fotógrafos do mundo todo, e sabem que mais? Muitos queixavam-se dos mesmo problemas que eu, falavam dos maus clientes que tinham, das más situações que passavam como lidavam com isso e isso fez-me sentir "compreendida" e a cima de tudo, fez com que aprendesse que não deveria levar tanto a peito as coisas, especialmente quando alguém decide ter atitudes más ou por alguém ser um bocado "ignorante" em relação ao assunto. Porque no final de contas, apesar de amar perdidamente esta arte, e não pondo em questão o carinho que coloco em cada trabalho, isto é também um negocio, e nos negócios não podemos ser demasiado emocionais!
Ainda nesses grupos, vi também muita gente publicar o lado bom, os bons clientes, os bons vibes, e isso fez-me lembrar os bons clientes que eu tinha, os amigos que fiz até, as boas experiências, os bons vibes, inspirou-me!! E por isso, estou de volta SIM! Com muita inspiração, com novas formas de editar, uma nova visão e inquieta para meter tudo o que aprendi nos últimos meses sobre fotografia cá para fora!
Continuo com pouco tempo, só irei estar disponível aos fins de semana e feriados, mudei algumas coisas na forma como irei trabalhar nos próximos tempos, prometi a mim própria ser menos emocional, ser mais rígida, saber dizer não, mas mesmo assim... continuar a colocar todo, e até mais o carinho de sempre nos trabalhos! <3
A pagina de fotografia no Facebook: https://www.facebook.com/SusanaTavaresf/
Instagram da pagina de fotografia: https://www.instagram.com/susanatavaresphotography/ (sim, isto é uma novidade heheh)
0 comentários